Tema da exposição: Paisagens e memória de Maracajá- O olhar cotidiano dos estudantes
Como resultado de atividades desenvolvidas em sala de aula, os professores da rede pública municipal de ensino, Lúcio Vânio Moraes e Luciano João Nazário que lecionam a disciplina de Educação Patrimonial e Ambiental, organizaram a exposição no Centro Histórico Avetti Paladini Zilli de Maracajá com o tema: “Paisagens e memória de Maracajá- o olhar cotidiano dos estudantes”. De acordo com o professor Lúcio Vânio Moraes “essa exposição é fruto do nosso trabalho em sala de aula onde discutimos a história do município para a realização de atividades em comemoração aos 44 anos de Emancipação política-administrativo de Maracajá. Organizamos os estudantes de 6ª, 7ª e 8ª série das três escolas da rede municipal de ensino, para caminhar nos bairros onde a escola está situada e fotografar as paisagens. Cada estudante escolhia e tirava foto da paisagem que mais lhe chamava atenção e interessante no município”.
Essa prática pedagógica inovadora e positiva para a aprendizagem dos estudantes se deu de forma simples e com aplicação de conteúdos. Ainda para o professor Lúcio Vânio, “nesse trabalho de fotografar o bairro, além de nós apresentarmos os conceitos de memória, história e fotografia, trabalhamos também as questões econômicas, políticas, culturais, geográficas e religiosas dos bairros na cidade. A medida que caminhávamos, fazíamos o registro e mapeamentos da localidade”.
Nas palavras do Diretor de Educação, Cultura e Esporte de Maracajá Sr. Denner Lucas Casagrande, “o trabalho desenvolvido pelos professores de registrar a cidade por meio de fotografias e da escrita está inserida dentro da proposta da disciplina de Educação Patrimonial e Ambiental. Pois, os estudantes foram instigados nessa caminhada, a refletirem suas ações ambientais, a preservação do meio ambiente e dos patrimônios privados e públicos. Por meio dessas práticas de ensino o professor leva os estudantes a desenvolver o exercício da cidadania e valorizar os bens materiais e imateriais da cidade”.
A exposição no Centro Histórico de Maracajá também integra as atividades da 9ª Semana Nacional de Museus no Brasil que possuí como tema: “Memória e Museus”, que teve início no dia 16 e se estenderá até o dia 22 de maio. Conforme o coordenador do Centro Histórico Lúcio Vânio, “buscamos relacionar essa exposição fotográfica com o comemoração da semana do museu no Brasil. Como o título é memória e entendemos as funções de produções imaginárias que possuem os museus, ou seja, um museu pode optar ou não de preservar uma determinada memória na cidade, pensamos assim, em nossa exposição abordar a memória plural, as diversas questões do cotidiano dos maracajaenses”.
Como forma de trabalhar com a questão ecológica e por serem muitas fotografias, os professores Lúcio Vânio Moraes e Luciano João Nazário optaram em revelar algumas fotografias e as demais serão apresentadas em power point. Estas fotografias servirão para compor o acervo digital do centro histórico para pesquisas.
A exposição no Centro Histórico Avetti Paladini Zilli de Maracajá está aberto aos estudantes de Maracajá e cidades vizinhas e de forma geral ao público que desejarem visualizar o cotidiano das comunidades de Maracajá.
A exposição teve abertura oficial no dia 18 de maio de 2011 com a presença do Prefeito Municipal Sr. Wagner da Rosa e do Sr. Denner Lucas Casagrande e ficará exposto até o dia 20 de junho. Após, a exposição continuará nas escolas da rede pública municipal e estadual, nas repartições públicas e nas igrejas presentes em Maracajá.
O professor Lúcio Vânio finaliza dizendo que “todas as escolas do município receberam convites para agendar as visitas no centro histórico. A comunidade de forma geral estão sendo convidadas por meio desse blog e pelo blog das escolas, também pela emissora de rádio local 90.1FM onde os estudantes estiveram presentes falando da exposição e fizeram convites”.
As escolas poderão agendar a visita pelo telefone (48) 3523-1111, Ramal 218 ou 210 (Dep. Educação); pelo e-mail do centro histórico: centrohistoricomaracaja@bol.com.br; ou pelo telefone (48) 8429-1760 (Professor Lúcio Vânio).
JORNAIS DA REGIÃO QUE PUBLICARAM SOBRE A EXPOSIÇÃO NO CENTRO HISTÓRICO DE MARACAJÁ
Jornal Sem Censura, 20 de maio de 2011.
Jornal Sem Censura, 20 de maio de 2011.
Jornal Folha Regional, 20 de maio de 2011.
Divulgação da Exposição na Rádio 90.1 FM- Rádio Jovem Comunidade de Maracajá.
Proprietário: Adair Pessoa.
No dia 20 de maio de 2011, estiveram na Rádio com o Coordenador do Centro Histórico Avetti Paladini Zilli em Maracajá Professor Lúcio Vânio Moraes, estudantes da 7ª e 8ª Séries da E.E.B.M. Eulália Oliveira de Bem- Espigão Grande e da E.E.B.M. Encruzo do Barro Vermelho, para divulgação da Exposição que está ocorrendo no Centro Histórico. Entre as estudantes, destacamos Camila Fernandes Motta, Marília V. Gregorini, Monique Crepaldi Pedroso, Deise da Silva, Camila Medeiros Andréia da Rocha. Todas elas se sairam bem na Rádio 90.1FM.
Coordenador do Centro Histórico Professor Lúcio Vânio Moraes e proprietário da Rádio 90.1FM Sr. Adair Pessoa. Foto em 20/05/2011.
Professor Lúcio Vãnio Moraes na Rádio 90.1 FM divulgando trabalhos do Centro Histórico de Maracajá.
Estudante Camila Fernandes na Rádio 90.1FM divulgando as ações do Centro Histórico e a Exposição.
Camila cometando sobre as atividades realizadas em sala de aula na Disciplina de Educação Patrimonial e Ambiental ministrada por Lúcio Vânio Moraes.
Estudante Monique também fazendo convites para os ouvintes da 90.1 FM visitem o Centro Histórico de Maracajá.
Monique na Rádio Jovem Comunidade de Maracajá-SC.
Fotos tiradas por Lúcio Vânio Moraes em 20 de maio de 2011.
Andréia Rocha.
Camila de Medeiros na rádio.
CONFIRAM OS SITES QUE PUBLICARAM SOBRE A EXPOSIÇÃO NO CENTRO HISTÓRICO AVETTI PALADINI ZILLI EM MARACAJÁ- SC
Desejamos agradecer de forma especial a Assessora de Imprensa da Prefeitura de Maracajá a jornalista Itaionara Recco, pelo belo trabalho que desenvolve em divulgar a cultura da cidade de Maracajá. Todas as publicações sobre a Exposição foi mediação da Itaionara com os Jornais e sites.
Muito obrigado!
quinta | 19/05/2011 09:34:00. Textos: Colaboração prefeitura de Maracajá Fotos: Divulgação. Exposição em Maracajá aborda cotidiano da cidade ...
atribunanet.com/.../exposicao-em-maracaja-aborda-cotidiano-da-cidade-64237 - Similares
Tamanho da fonte: A A A A. 19/05/2011 14:19 ... A exposição no Centro Histórico de Maracajá também integra as atividades da 9ª Semana Nacional de Museus no ...
www.engeplus.com.br/.../31469,Exposicao-no-Centro-Historico-de-Maracaja-aborda-cotidiano-do-municipio.html - Em cache - Similares
Centro Histórico de Maracajá realiza exposição fotográfica. Data da publicação 19/05/2011 | Hora da publicação 10:12:56. ...
19 maio 2011 ... Escolha a data, 19/05/2011, 18/05/2011, 17/05/2011, 16/05/2011 .... A exposição no Centro Histórico de Maracajá também integra as atividades ...
5- www.maracaja.sc.gov.br/ - Similares.
FOTOGRAFIAS DAS PESSOAS QUE VISITARAM O CENTRO HISTÓRICO PARA VISUALIZAR A EXPOSIÇÃO.
Desde o dia da abertura da Exposição de Fotografias da temática "PAISAGENS E MEMÓRIA DE MARACAJÁ- O OLHAR DOS ESTUDANTES" no Centro Histórico Avetti Paladini Zilli em Maracajá, diversas pessoas já estiveram visualizando as imagens. Com a autorização delas, estamos postando nesse blog as fotografias que tiramos delas. Nosso muito obrigado pela presença de estudantes, professores, técnicos pedagógicos, diretores, demais profissionais da educação e de forma geral a comunidade maracajaense.
Tivemos a presença dos estudantes das três escolas da rede pública municipal. E.E.B.M. Eulália Oliveira de Bem; E.E.B.M. Encruzo do Barro
Professor Dener na exposição do Centro histórico.
Dener na exposição do Centro histórico.
Professor Lúcio Vânio Moraes e Sonia Carradore na exposição.
Sandra Souza e a blibiotecária Maria Helena Pereira.
Jornalista e assessora de imprensa da prefeitura de Maracajá Itaionara Recco.
Secretárias do departamento de educação, cultura e esportes de Maracajá.
Andréia Eli Machado e Janaina Ramos.
Secretárias da Educação.
Secretárias da Educação.
Secretárias da Educação elogiaram os trabalhos dos estudantes.
Andréia e Janaina perceberam a importancia do uso de imagens para a aprendizagem dos etudantes.
Secretárias e o coodernador do Centro Hitórico de Maracajá, Professor Lúcio Vânio Moraes.
Blibiotecária Maria Helena Pereira Marques. Dando boas vindas para os estudantes e contando a trajetória da blibioteca municípal Frei Marcelo Bianchi.
Estudantes do Encruzo Lucas, Ricardo e Pablo.
Professora Silvana Laurentino e o estudante Ricardo.
Nenhum comentário:
Não é permitido fazer novos comentários.